terça-feira, 29 de abril de 2008

Mercado Consumidor - em defesa

Capitalismo Selvagem! É o que muito de nós escutamos quando se trata de comsumir. Todos nós precisamos consumir. E isso não vem de agora, já a muito tempo criou-se esse modo de vida: ou consumimos, ou vivemos em uma situação precária em relação ao outro. O consumismo virou obrigatório, como vamos comer sem consumir? Como vamos nos interar com a tecnologia sem consumir? Impossível. O consumismo é necessário, precisamos comprar e vender para termos uma boa economia no país. A única coisa que faz com que essa prática seja muitas vezes culpada de muitos problemas mundiais é a falta de informação. Tudo tem seu limite.
Hoje em dia temos meios de conseguir consumir menos, por exemplo, a recliclagem: prática usada para reaproveitarmos certos materiais, como, por exemplo, quando compramos um alimento, sua embalagem na maioria das vezes pode ser reciclada, ou seja, reaproveitada para a criação de outro objeto.
Isso seria um passo para podermos transformar o consumismo em uma somples necessidade. As pessoas precisam de mais conscientização. Se todos separassem o lixo, iso mudaria muito. Mas os programas de conscientização estão cada vez mais fracos, as propagandas giram em torno do consumismo, não informando ao consumidor os riscos que isso traz. No entanto, os verdadeiros direitos ao consumidor não são nem um pouco favoráveis a nós. O direito ao consumidor deveria proporcionar não só o direito de recorrermos quando não ficamos satisfeitos com algum produto, mas também nos informar sobre sua produção. Deveria nos informar como é a extração da matéria prima, que , na maioria das vezes, não se importa com recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, a água e a madeira. As florestas são devastadas e muitos de nós compramos produtos e não sabemos que sua embalagem levou 2% de um floresta.
Logo depois, vem as indústrias, muitas vezes clandestinas ou não, que conhecem bem a prática da reciclage, e não a seguindo, poluem o meio ambiente. As indústrias por mais recursos que sigam, acabam emitindo monóxido de carbono, dióxido de carbono e dióxido de enxofre. Muitas delas jogam seus lixos químicos em lugares improprios, prejudicando a saúde da população.
Sendo assim todos esses setores, industrais e de extrãção de matéria prima, acabam aproveitando-se da falta falta de informação roporcionada ás pessoas, colocando a culpa no consumidor.

Obs: "foi o melhor texto da sala, Lê!!!"

Nenhum comentário: